quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

QUEM SOMOS, O QUE FAZEMOS, O QUE QUEREMOS?

O Projeto iniciou-se no ano de 2011 na FCBA/UFGD com a ajuda de outros professores também da UFGD. E desde então despertou o interesse em muitos alunos, professores e centros de apoios da cidade. 
Hoje conta com ajuda de dez acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Cada um com um papel diferente dentro do programa. 

Em Dourados, conforme relatório da Secretaria Municipal de Saúde, dentre as principais causas de internação na atenção de saúde de 2000 a 2007, as doenças infecciosas e parasitárias estão entre as quatro principais causas, sendo muitas delas evitadas e/ou controladas com medidas básicas de higiene e orientações por programas de educação sanitária. Dados da prefeitura apontam que das 33 enfermidades de notificação compulsória, sete enquadram-se a participação de animais ou vetores no seu ciclo biológico, como a raiva e leishmaniose. 



O programa é composto por uma série de ações que alertam a população sobre as doenças espalhadas por insetos como piolho, pulga, carrapato, e até mesmo o mosquito da dengue. Também trabalham com outras temáticas como a sarna, bicho geográfico, bicho-de-pé, leishmaniose, verminoses, etc. 

Com atividades lúdicas, envolvendo crianças, jovens e adultos, o grupo do Bioeducando demonstra como são importantes a higiene pessoal, o cuidado com a saúde dos animais domésticos, a limpeza de terrenos e moradias e o cuidado com o lixo. 

Além das atividades em comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o programa Bioeducando também realiza ações de capacitação para agentes de saúde de Dourados e região. O programa foi selecionado através de edital, e é financiado pelo Ministério da Educação(MEC), por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt). 

O Bioeducando está sempre em desenvolvimento de novas ações para o amplo melhoramento social. Em busca de interagir em comunidades de baixo índice de desenvolvimento por meio de palestras, jogos didáticos, oficinas culturais e a própria arte da comunicação. Afinal, a educação sanitária é uma ferramenta indispensável para a prevenção e controle de doenças infecto-parasitárias. E é através da educação que se consegue uma sociedade inspirada, com ações positivas para o crescimento local. 


O nosso grande desafio é alertar a população com ações e orientações voltadas a evitar a exposição de fatores condicionantes e determinantes de doenças causadas por parasitos. A informação previne a transmissão e, dessa forma conscientizar, mesmo que à curto prazo, já diminui os fatores que desencadeiam e/ou propiciam tais enfermidades. 

VENHA PARTICIPAR DO PROJETO, JUNTO COM A GENTE!

BIOEducando de portas abertas para novos participantes! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário