quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Interação Homem-Animal e Zoonoses

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, os integrantes do projeto e outros alunos interessados participaram do curso "Interação Homem-Animal e Zoonoses", ministrado pela professora doutora Bruna Silva, da universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e pela médica veterinária mestre Elza Maria Ciffoni Arns. Conforme a professora Juliana Carrijo Mauad, a doutora Bruna, que orienta no mestrado multidisciplinar em Ambiente e Saúde da UNIPLAC, contribuiu grandemente palestrando sobre sua experiência na área da saúde e sua trajetória desde que se formou na graduação. A médica Veterinária Elza Arns, abordou o tema do bem-estar animal e a interação homem-animal, já que parte das atividades realizadas pelos acadêmicos envolvidos no projeto confere na vacinação e castração de animais domésticos das famílias das comunidades atendidas. 

Algumas alunas e integrantes do projeto Bioeducando 2013 da esquerda para a direita: Kathiellen, Letícia, Ynaê, Mariana, Professora Elza e professora Juliana, Rafaella e Mariany. 



A palestra ministrada pela profa Elza, tratou sobre o tema Posse Responsável e Bem-Estar Animal.
Infelizmente, existem muitos donos de cães e gatos que simplesmente abandonam seus animais nas ruas por motivos banais e inaceitáveis: sujam a casa, destroem objetos, fogem para a rua, são muito ativos, necessitam de muita atenção, são desobedientes, agressivos, não aceitam outros animais da casa. 
Outros motivos, tais como mudança de casa para apartamento, divórcio, mudança para outra cidade, chegada de um filho, falta de tempo e falta de condições econômicas são utilizados também como justificativas de abandono. 
Os animais podem também acabar nas ruas porque fugiram de suas casas ou mesmo porque os donos deixaram sair para "dar uma voltinha" e acabam se perdendo, sem saber o caminho de volta pra casa. 
Embora o abandono seja crime previsto pela Lei Federal 9605/98, esta prática é exercida e é muito comum. Qualquer um dos motivos apresentados e outros quaisquer que venham a surgir não justificam, em hipótese alguma, o abandono. Afinal, os animais também sentem fome, frio, sede, alegria, dor, solidão, angústia, medo. Precisam de cuidados básicos, ficam doentes, precisam de assistência médica, atenção e carinho, assim como nós, humanos. 

A segunda palestra, ministrada pela profa Bruna Silva, foi direcionada sobre sua trajetória de vida na formação acadêmica e caminhos que o estudante do curso de Ciências Biológicas, assim como a profa Dra Bruna, pode seguir. Foi bem interessante e contribuiu muito pois vários integrantes do programa irão se formar e ainda não sabem o que irão fazer depois da graduação! (O que é uma dúvida normal, não se preocupem!) 


(Fotos do dia em breve!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário